Os condomínios comerciais foram construídos primeiro que os prédios residenciais. Eles tinham salas que eram bastante valorizadas nas grandes capitais.
No início, os prédios eram pequenos. Para se ter uma ideia, eles não tinham nem elevadores. A ausência desse equipamento era justificada para economizar na taxa de condomínio.
No entanto, a popularização dos prédios comerciais fez com que as construtoras construíssem projetos com elevadores e uma estrutura completa para atender toda a demanda.
Atualmente, os condomínios comerciais são diferentes. Eles tem várias lojas no térreo, enquanto os outros andares têm empresas de vários segmentos.
Existe também a lei de condomínio comercial para garantir uma boa convivência entre os empresários, lojistas e clientes.
Pensando nisso, vamos esclarecer quais são os pontos mais importantes sobre a lei, as diferenças em relação ao condomínio residencial, entre outras questões.
Vamos lá?
Como é a rotina de um síndico em um condomínio comercial?
O papel do síndico é fundamental tanto nos condomínios residenciais como comerciais. Ele tem como missão manter o prédio em ordem, identificando problemas e buscando as melhores soluções.
A gestão nos condomínios comerciais é diferente se comparada aos edifícios residências.
Para se ter uma ideia, em salas comerciais a movimentação é intensa, com mais desafios e cuidados que o síndico deve ter atenção todos os dias.
Na prática, o síndico tem mais demanda. A segurança, por exemplo, exige uma manutenção regular, pois sempre há novas pessoas acessando os prédios.
Por causa da variedade de empresas em um condomínio comercial, o síndico precisa ter conhecimento das instalações e dos segmentos que atuam no prédio.Isso é muito importante porque cada um exige uma atenção diferenciada.